Postado em 18/01/2018

Dicas para motivar a sua equipe em 2018

Um novo ano começando e com ele novas metas, objetivos, sonhos e desafios. A vida não pode parar e 2018 significa uma oportunidade de crescimento, principalmente pelas novas perspectivas de mercado. Mas, para isso é preciso ser um bom gestor de pessoas e saber como motivar sua equipe nesse novo ciclo que se inicia.


Como essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o desempenho da sua empresa, preparamos algumas dicas para motivar a sua equipe em 2018:


1. Reconheça


Reconheça todo o trabalho feito pela equipe, os acertos e as conquistas. O feedback é fundamental para que eles se sintam valorizados.
Além disso, nesse momento cabem também algumas críticas construtivas sobre pontos a serem trabalhados em 2018, mas nunca colocando a equipe para baixo ou diminuindo-a, e sim mostrando todo o seu crescimento no ano que passou e como ela pode ser ainda melhor.


2. Ofereça desafios


Desafios que podem ser cumpridos ajudam a manter o interesse vivo e estimulam os colaboradores. Ninguém gosta de trabalhar fazendo todo dia a mesma coisa, sem perspectiva de crescimento, de aprendizado ou de descobertas, isso faz a pessoa ficar acomodada, desiludida e desmotivada.
Por outro lado, os desafios fazem com que a equipe busque novas soluções e formas de trabalhar. Eles fazem com que os funcionários saiam da mesmice e ampliem seus horizontes, sentindo-se mais motivados.


3. Aplique a estratégia Gifting em sua equipe


Começo de ano é época de presentear os funcionários. Todo mundo adora ganhar presentes e com sua equipe não vai ser diferente. Eles ajudam a fazer com que os colaboradores se sintam mais lembrados e valorizados.
Invista em opções que podem ser utilizadas pelos funcionários no seu dia a dia no trabalho, facilitando a rotina. Isso mostra que você entende o dia a dia da sua equipe e evita que o brinde comprado não vá para o lixo.
Evite aqueles presentes comuns que não farão diferença alguma no dia a dia do seu colaborador, como canetas, chaveiros e outros. Prefira investir em algo que tenha de fato valor percebido. Se for algo de fato útil, o impacto será muito mais perceptível.


4. Ouça


Quando uma equipe não se sente ouvida ela passa a se sentir anulada e fazer apenas o mínimo necessário. Por isso, um bom gestor ouve o que a equipe tem a dizer, suas opiniões, sugestões, necessidades e dúvidas. Ouvir aumenta a confiança e o interesse da equipe, que passa a ser mais motivada e engajada. Além disso, é importante ouvir o que a experiência de cada um fala, isso pode fornecer ótimos insights de melhorias ao negócio.
5. Estabeleça metas realistas
Início de ano também é época de estabelecer metas e objetivos. Essa prática é fundamental para que a empresa cresça e não se perca, mas é preciso ter em mente que as metas devem ser realistas, a equipe precisa ver que pode cumpri-las. Metas inatingíveis apenas desmotivam.


6. Seja acessível

Essa é uma regra de ouro para o ano todo. Um bom gestor está sempre ao alcance dos colaboradores, é acessível e a equipe sabe que pode contar com ele para o que precisar. Isso evita problemas, melhora a dinâmica de trabalho, motiva os funcionários e produz resultados melhores.
São dicas simples que fazem toda a diferença na motivação de sua equipe. Que tal conta para nós quais são as suas estratégias para manter a sua equipe motivada durante 2018?


motivação, equipe

Comentários