Postado em 23/01/2018

Como tornar a sua convenção de vendas de 2018 inesquecível

A Convenção de Vendas é um momento importante no cronograma de uma empresa. É a união de uma festa corporativa com o balanço do ano que passou. A convenção de vendas traça novas estratégias, presenteia os colaboradores e parceiros, além de renovar os ânimos para enfrentar mais um ano de mercado.
Para que sua convenção de vendas deste ano seja um evento inesquecível, que motive o time de vendas a entregar tudo de si, existem alguns truques e dicas. Confira abaixo uma lista com as melhores estratégias: 

Uma boa festa começa no papel:


Também pode ser no tablet ou na planilha do Excel, mas o importante é planejar. Monte uma equipe que misture seus melhores funcionários e outros que precisam de uma injeção de ânimo e encarregue esse time de organizar a convenção.
Defina um budget para o evento e monte o perfil da festa, pensando em slogan, logotipo e estratégia de gifting. Dê preferência a ideia de festa ao de evento chato com palestras sonolentas. Mesmo que o perfil da empresa não permita grandes ousadias, a convenção com cara de festa sempre agrega mais valor e envolve a equipe, associando a ideia do trabalho com a ideia de bem-estar.


Para que o assunto a ser debatido seja do interesse dos colaboradores, eles devem opinar a respeito das palestras. Envolva todos os funcionários por meio da intranet e faça da convenção o assunto do cafezinho.
Na hora de convidar seja criativo. Vale o tradicional e-mail convite, mas vale também um vídeo convite a ser distribuído no grupo de WhatsApp da equipe.


Presenteie ao invés de dar brindes


Se você está no mercado, já deve conhecer a estratégia gifting. Trata-se de deixar a ideia de “brindes” de lado e oferecer ao seu time de vendas ou à equipe de colaboradores e funcionários presentes que aliem funcionalidade e beleza. Em outras palavras, a não ser que faça muito sentido, fuja de canetas e chaveiros, optando por objetos ou acessórios que realmente sejam uteis no dia a dia de quem será presenteado.


Para garantir que o presente que você irá dar a sua equipe seja assertivo, vale pesquisar internamente quais são suas rotinas, visando encontrar gaps oportunos de presentes. Por exemplo, você pode descobrir que um simples bloco de notas poderá fazer a diferença no dia a dia de sua equipe administrativa ou ter o insight de que sua equipe de vendas precisa de um acessório para transportar os equipamentos da empresa com segurança. O segredo do sucesso da estratégia de gifting, é entender a dificuldade que você pode aliviar com um presente.


Escolha dos palestrantes


Quando o assunto das palestras já estiver definido é hora de convidar os palestrantes. Muito do sucesso da sua convenção de vendas estará diretamente relacionado a esse passo. Portanto, seja criterioso e escolha palestrantes que sejam bons oradores, que saibam motivar a audiência, prendendo sua atenção.


Caso sua verba seja enxuta, você também pode optar por alguém da sua própria equipe que possa falar de forma direta e espontânea, contando sua experiência pessoal no trabalho. Atente-se apenas para o fato de que contar a experiência pessoal não é sinônimo de bajular a empresa ou inflar o próprio ego. 
Traga também um convidado externo, alguém com ideias frescas, capaz de fazer sua equipe pensar fora da caixa. As palestras devem primar pela criatividade, por isso, utilize todos os recursos tecnológicos disponíveis.


Encerre em grande estilo


Uma convenção inesquecível pede um encerramento à altura. Portanto, para que o evento fique na memória de todo o time de vendas e ganhe repercussão nas rodas de conversa depois de acabado, encerre de forma criativa.
Dependendo do orçamento pode ser um show de fechamento ou um buffet elegante e saboroso. Esse é o momento para distribuir os presentes de sua estratégia gifting, atentando-se para tudo estar personalizado com a identidade de sua empresa ou marca do evento, garantindo que uma comunicação consistente, especialmente após a convenção.


Enfim, use a criatividade e surpreenda demostrando cuidado e respeito por aqueles que fazem a companhia ser o que é: os colaboradores.


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