Postado em 09/02/2018

Como aumentar a vida útil dos notebooks da sua empresa.

Que tal um notebook que dure muito mais tempo na sua empresa? Os notebooks são equipamentos inseparáveis de boa parte dos profissionais, mas são computadores delicados e que estão mais sujeitos a incidentes que os desktops. 
Pensando nisso, preparamos este artigo, com algumas dicas para aumentar a vida útil dos notebooks corporativos, gerando economia e rentabilidade para o seu negócio.

Durabilidade


De acordo com especialistas, a durabilidade dos computadores portáteis pode variar de 3 a 5 anos, mas isso depende dos cuidados que o usuário tem com ele e do quanto se espera do seu desempenho.  
Como um notebook é um investimento alto, algumas precauções são fundamentais para aumentar a vida útil dele. Cuidados com a bateria, a tela e o teclado, além de manutenção regular, ajudam a melhorar o rendimento do aparelho e mantê-lo útil por muito mais tempo. 

Altas temperaturas


Não deixe o notebook superaquecer. Colocá-lo sobre alguma superfície acolchoada, por exemplo, pode bloquear a ventilação do aparelho. Por isso, é importante que as saídas de ar estejam sempre livres e limpas. 


Bateria


As baterias atuais, feitas de lítio, não ‘viciam’, pois não têm o efeito memória, então elas não precisam ser removidas enquanto o dispositivo está plugado na tomada. 
Você também pode manter o notebook ligado o tempo todo sem prejudicar a bateria, se o equipamento estiver conectado à tomada. A vida útil das baterias é calculada pelo número de recargas, portanto, se o computador estiver sempre conectado à corrente elétrica, não há desgaste da bateria. 
Na hora de substituí-la (próximo dos dois anos de uso), busque uma com as mesmas especificações técnicas da atual, para evitar problemas.  


HD


Os discos rígidos são os componentes que requerem maior cuidado nos notebooks, em função da sua fragilidade, costumam ser os grandes responsáveis pela maior parte das falhas. 
Evite transportar o equipamento enquanto o HD estiver operando, pois, qualquer impacto pode causar danos ao disco. Afinal, você não vai querer perder documentos e arquivos que estiverem salvos nele. 


Tela


Este é o item mais caro de um notebook e, muitas vezes, vale mais a pena comprar outro computador do que consertá-la. A limpeza frequente é importante e, para isso, utilize um pano seco, macio e que não solte fiapos. Evite tocar na tela, pois a sujeira dos dedos pode danificar o monitor. No caso dos notebooks touchscreen, toque somente quando necessário. 


Teclado


A limpeza frequente do teclado evita problemas, como teclas que não respondem. O acúmulo de poeira no dispositivo pode prejudicar o desempenho do notebook. Para limpar, você pode usar um aspirador para computador ou ainda um pincel de cerdas macias. No caso de sujeiras mais resistentes ou algum resíduo preso nas teclas, um cotonete ou um clipe de papel, usados com delicadeza, podem ajudar na limpeza. 


Transporte

Outro cuidado fundamental para aumentar a vida útil do seu notebook é transportá-lo em mochilas específicas para ele. O ideal é que elas tenham compartimento separado para o notebook e sejam acolchoadas. Verifique também se a mochila acomoda com segurança e conforto o equipamento, pois devem ser produzidas conforme o tamanho do computador, em polegadas. A qualidade do material, das alças – de ombro e de mão – e do zíper também deve ser levada em consideração, para evitar danos à mochila, ao equipamento e a riscos ergonômicos com o funcionário.


Sistema Operacional


Também é importante manter o sistema operacional sempre atualizado e possuir um bom antivírus instalado para evitar que o aparelho esteja vulnerável. Além disso, evite instalar softwares de fontes não confiáveis, assim como acessar sites suspeitos, garantindo não apenas a segurança física do equipamento mas também a boa funcionalidade e segurança dos arquivos que você mantém salvos em seu notebook.


Que tal compartilhar esse post com a sua equipe, ajudando a disseminar os bons cuidados com os computadores corporativos de sua empresa, aumentando a vida útil de seus equipamentos?


proteção notebook, notebook

Comentários