Postado em 11/10/2017

5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma mochila

A mochila é um acessório muito democrático, utilizado pelos mais diferentes tipos de pessoas. De profissionais a estudantes, de aventureiros a esportistas, ter pelo menos uma mochila em casa é essencial para, na hora em que precisar, não ter que sair às pressas comprar uma ou improvisar levando suas coisas em uma bolsa ou mala inadequada.

Mas com a enorme variedade de modelos de mochilas encontradas por aí, escolher uma pode parecer difícil. Afinal, não é apenas o visual da mochila que importa – aliás, essa é uma das últimas coisas a ser observadas na hora de comprar uma mochila (mas que deve ser observado também), pois o fundamental é que ela seja eficiente para o fim que você deseja.

Para garantir que você não erre na hora de comprar uma nova mochila e não acabe desperdiçando seu dinheiro com algo que não supre suas necessidades de verdade, continue a sua leitura e confira agora 5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma mochila!

Tamanho da mochila e carga de conforto

Como você já deve saber existem diferentes tamanhos de mochila, cada uma com uma capacidade de peso diferente. Afinal, mesmo que caiba dentro da mochila, não dá pra sair carregando tudo o que você quiser e estourar o peso suportado pela mochila, pois isso, além de desgastar a mochila muito rápido, faz mal para a saúde.
Existe uma relação entre o tamanho da mochila (que é medido em litros) e a carga de conforto (peso que pode ser transportado, em quilos). Veja:
 
Mochilas 15 a 25 litros podem transportar até 6 quilos;
Mochilas de 30 a 45 litros transportam de 7 a 10 quilos;
Mochilas de 50 a 65 litros transportam de 11 a 14 quilos;
Mochilas de 50 a 85 litros transportam de 15 a 20 quilos;
Mochilas acima de 85 litros suportam 20 quilos ou mais.
 
Ultrapassar um pouco a capacidade da mochila, de vez em quando, não faz mal já que a carga máxima de uma mochila normalmente é 50% maior do que a carga de conforto.

Distribuição dos itens

Uma coisa extremamente importante em uma mochila são os compartimentos internos e externos que garantem uma melhor distribuição dos itens, evitando que as coisas fiquem bagunçadas, que seja impossível encontrar o que você procura e até que alguns itens acabem riscados ou quebrados.
 
Por isso, pense no que você costuma transportar por aí e procure uma mochila que tenha espaços para guardar tudo isso adequadamente. Por exemplo, você costuma levar o notebook por aí? Então a mochila escolhida deve ter compartimento para notebook. Você leva comida na mochila? Então escolha uma que possua algum bolso térmico. Você transporta itens de valor, como carteira e dinheiro? Opte por uma mochila que tenha um compartimento secreto.

Conforto

Outro quesito fundamental a ser avaliado na hora de escolher uma mochila é o conforto que ela oferece na hora de ser carregada por aí. Alças acolchoadas, por exemplo, são essenciais em modelos com uma capacidade de carga maior. Cinturão com regulagem é indispensáveis nas mochilas omni, aquelas de tamanho grande que permitem que você carregue muita coisa e suportam muito peso, garantindo que toda a pressão não fique toda nas suas costas. Alça de mão anatômica também é outra coisa importante, principalmente se você tem o costume de segurá-la mais na mão do que nas costas.
 
Pense na forma como você utiliza a mochila, no que você costuma carregar (e no peso que essa bagagem faz) e veja o que alguns modelos oferecem que podem tornar o uso da mochila mais confortável para você.

Material utilizado

 
A durabilidade e resistência de uma mochila estão diretamente relacionadas com o material utilizado na sua produção. Se você deseja uma mochila que dure bastante tempo e que aguente bem a carga sem desgastar rapidamente, é muito importante investir em um modelo fabricado com material de qualidade.
 
Por isso verifique a qualidade do material utilizado, se ele é resistente, se tem boa durabilidade, se é resistente à água, se aguenta bem as lavagens e se tende a continuar rasgando depois de um furo ou pequeno rasgo surgir. Quanto melhor você avaliar isso, menores são as chances de se incomodar futuramente.

Cuidados necessários

Dependendo do tipo, do modelo e principalmente do material utilizado na confecção da mochila, existem alguns cuidados a serem tomados. Os modelos de couro, por exemplo, precisam ser hidratados regularmente para não descascar. Alguns tecidos, não podem ser lavados na máquina ou secados ao sol, já outros não são indicados para pegar chuva por aí.
 
Por isso, verifique sempre os cuidados necessários com a mochila em que você tem interesse e veja se estão dentro das suas possibilidades ou dentro da sua realidade. Alguém que vá utilizar uma mochila para acampar, por exemplo, jamais pode acabar escolhendo um modelo no qual não se recomenda pegar chuva ou mesmo lavar.

mochila